domingo, 27 de novembro de 2011

REGINALICE - Uma Pincelada no Passado - Esportes

ESPORTES

Barueri Futebol Clube
Nos anos 40, o único esporte que mobilizava a população era o futebol. O Barueri F.C. foi fundado em 1920, já a A.D. 1º de Maio tem fundação em 1947. X de Setembro e E.C.São Bento foram fundados em 1950. O primeiro campeonato municipal de futebol aconteceu em 1975. No ano seguinte, numa iniciativa dos moradores e comerciantes do Jardim Silveira/Silveira, é realizada a primeira prova de pedestrianismo, a São Silveira. A primeira gestão de Rubens Furlan, de 82 a 88, dá propulsão ao setor, com mais ginásios de esportes na cidade. A administração Carlos Alberto Bel, 89 a 92, amplia ainda mais a estrutura esportiva. 

“O Barueri Futebol Clube era importantíssimo na região e teve seus grandes astros de futebol. O mais antigo era Napoleão Berzaghi, que era um grande craque. Hoje chama-se de meio campo, mas na época era center alfo. Neste tempo, tinha um goleiro chamado Orlando do Monte, também muito bom. Certa vez o Palestra Itália veio jogar aqui e o convidou para um teste no Parque Antártica. Na ocasião, o goleiro do Palmeiras era também goleiro da seleção brasileira, o Jurandir.

A direção da equipe convidou Orlando do Monte para o Palmeiras, como reserva do Jurandir, ao que ele respondeu: ‘de reserva eu não fico'. Nosso primeiro prefeito, Nestor de Camargo, era um dos melhores centroavantes da região. 

Outro grande atleta barueriense é Duri, que já atuou no Bragantino, no Inter de Limeira, entre outros. Iraci de Souza é outro senhor craque. E outros que não me lembro. Barueri tinha esquedrão respeitável e Itapevi era o freguês. O único que rivalizava era o Sulamericano, de Carapicuiba. Quando se encaravam era um clássico da região. Além do futebol, os jovens gostavam de jogar vôlei no Largo São João Batista, na rua mesmo, pois passavam carros de meia em meia hora. 

As partidas eram amistosas, até que Antonio Faustino dos Santos, duas vezes prefeito e presidente da Câmara Municipal de Carapicuiba, fundou a Liga Barueriense de Futebol, abrangendo também Carapuicuiba.

Em 1955, na final da competição, Barueri enfrentava o São Bento, grande equipe de Carapicuiba que tinha uma fera, o Benê, que já tinha jogado no São Paulo e na Seleção Brasileira. Mas o título ficou para Barueri, com gol de Iraci, gol este que marcou sua carreira. Em 1962, o BFC teve suas portas fechadas, perdeu sua sede, que não era própria - pertencia a Atílio Tolaini”. 

Depoimento de Benedito Adherbal Farbo - Editor do Jornal D ´Oeste e autor do livro Estória da História de Barueri. Entusiasta da história da cidade, “Nini” faleceu em 27 de agosto cde 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário